sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Tudo sobre o Rock in Rio


O ano era 1985, o Brasil saía de um Regime Militar e após 20 anos era eleito um presidente (Tancredo Neves) de forma indireta. 1985 também ficou marcado por ser o Ano Munidal da Juventude segundo a ONU.
Musicalmente falando, o cenário da época instigava a luta por direitos iguais, como exemplo disso podemos citar a gravação do single “We are the world” por Michael Jackson e os artistas mais bem sucedidos da época. Ainda no quesito música, um dos símbolos da libertação jovem foi um estilo musical bem peculiar que aumentava o desejo de luta por direitos de cada um. Esse estilo era o Rock n’ Roll.
Com tantas alterações ocorrendo no Brasil e no mundo em 1985, esse ano ainda prometia algo a mais e a ‘abertura’ do país ao mundo com o fim do Regime Militar se consolidaria ainda mais. Pois em 11 de janeiro de 1985, tinha início o até então maior festival de música da América Latina, o Rock in Rio, que naquela época nem os mais otimistas poderiam imaginar o sucesso que viria ter.





Rock in Rio I - 1985






O festival idealizado pelo empresário Roberto Medina fora realizado pela primeira vez no Rio de Janeiro, em um terreno de 250 mil metros quadrados próximo ao Rio Centro, em Jacarepaguá, este local ficou conhecido como "Cidade do Rock" e contava com o maior palco do mundo já construído até então: com 5 mil metros quadrados de área, além de dois imensos fast foods, dois shopping centers com 50 lojas, dois centros de atendimento médico e uma grande infra-estrutura para atender a quase 1,5 milhão de pessoas - o equivalente a cinco Woodstocks - que frequentaram o evento.
Aquela foi a primeira oportunidade que o público da América Latina teve de presenciar apresentações de grandes nomes da música internacional, como: Queen, Kiss, Scorpions, entre outros. Naquele ano se apresentaram:

Artistas Internacionais: AC-DC, All Jarreau, B’52, George Benson, Go Go’s, Iron Maiden, James Taylor, Nina Hagen, Ozzy Osbourne, Queen, Rod Stewart, Scorpions, White Snake e Yes

Artistas Brasileiros: Alceu Valença, Barão Vermelho, Blitz, Eduardo Dusek, Elba Ramalho, Erasmo Carlos, Gilberto Gil, Ivan Lins, Kid Abelha, Lulu Santos, Moraes Moreira, Ney Matogrosso, Paralamas do Sucesso, Pepeu Gomes e Rita Lee.

Abaixo algumas imagens da 1a edição do Rock in Rio:

Ver tm tamanho real Ver tm tamanho real Ver tm tamanho real







Rock in Rio II - 1991





O sucesso foi tamanho que Roberto Medina repetiria a dose e realizaria 6 anos mais tarde a 2ª edição do evento. Já em 1991, o cenário era bastante diferente daquele de 1985, o mundo acompanhava com tensão o anúncio da 1ª Guerra do Golfo.
Apesar da tensão do conflito bélico no Golfo, no Brasil em 19 de janeiro de 1991 tinha início a 2ª edição do Rock in Rio, o evento mais esperado do ano graças a bem sucedida 1ª edição. A edição de 1991 contou com 44 Bandas e um Público de 700.000 pessoas no Estádio do Maracanã. Naquele ano se apresentaram:

Artistas Internacionais: A-HA, Billy Idol, Colin Hay, Debbie Gibson, Dee-Lite, Faith No More, George Michael, Guns N’Roses, Happy Monday, Information Society, INXS, Joe Cocker, Judas Priest, Lisa Stansfield, Megadeth, New Kids on the Block, Prince, Queensryche, RUN DMC, Santana e SNAP.

Artistas Brasileiros: Alceu Valença, Capital Inicial, Ed Motta, Elba Ramalho, Engenheiros do Hawaii, Gal Costa, Gilberto Gil, Hanói Hanói, Inimigos do Rei, Laura Finokiaro, Leo Jaime, Lobão, Moraes & Pepeu, Nenhum de Nós, Orquestra Sinfônica, Paulo Ricardo, Roupa Nova, Sepultura, Serguei, Supla, Titãs, Vid e Sangue Azul.

Abaixo algumas imagens da 2a edição do Rock in Rio:

Ver tm tamanho real Ver tm tamanho real Ver tm tamanho real







Rock in Rio III - 2001






Visto o grande sucesso da 2ª edição, o evento não poderia ‘morrer’ ali e após um hiato de 10 anos, uma nova Cidade do Rock é construída em Jacarepaguá, no mesmo local da edição de estreia, com uma capacidade inédita de 250 mil pessoas por dia. Em 2001 o momento era de aproveitar a virada do milênio para unir mentes e corações sob uma única vontade de transformar – nascia o projeto Por um mundo Melhor. A partir dessa edição, além de trazer o melhor da música para todas as tribos, o Rock in Rio passou a promover e apoiar projetos socioambientais com foco em educação. Naquele ano se apresentaram:

Artistas Internacionais: Aaron Carter, Beck, Britney Spears, Dave Mathews Band, Deftones, Five, Foo Fighters, Guns N’ Roses, Iron Maiden, James Taylor, Neil Young, N´Sync, Oasis, Papa Roach, Queens of The Stone Age, Red Hot Chili Peppers, REM, Halford, Sting, Sheryl Crow e Silver Chair.

Artistas Brasileiros: Barão Vermelho, Capital Inicial, Carlinhos Brown, Cássia Eller, Daniela Mercury, Elba Ramalho, Engenheiros do Hawai, Fernanda Abreu, Funk ´N Lata, Gilberto Gil, Ira, Ultraje a Rigor, Kid Abelha, Milton Nascimento, Moraes Moreira, O Surto, Pato Fu, Pavilhão 9, Sandy & Junior, Sepultura e Zé Ramalho.

Abaixo algumas imagens da 3a edição do Rock in Rio:

Ver tm tamanho real Ver tm tamanho real Ver tm tamanho real








Edições Internacionais





Em 2004, Roberto Medina decidiu internacionalizar a marca Rock in Rio – levaria ao mundo seu modelo pioneiro de música, entretenimento, responsabilidade social e comunicação, nascido no Brasil. Foi o momento de tratar o festival como um conceito universal, com personalidade própria e construída para funcionar igualmente bem em outros países.
Foi então que o festival cruzou o Atlântico e entrou na Europa através de Lisboa. A partir daí, o evento consagrou-se como um dos maiores eventos musicais do mundo, com uma repercussão internacional bastante positiva: cerca de 60 países assistiram ao evento. Só no Brasil, 70 milhões de espectadores acompanharam os shows pela televisão.
No total somam-se 6 edições do Rock in Rio em versões internacionais, alternando entre Madri e Lisboa. Dentre os artistas que já participaram das edições internacionais do festival estão:

Artistas Internacionais: Alejandro Sanz, Alicia keys, Britney Spears, Evanescence, Foo Fighters, Metallica, Paul McCartney, Slipknot, David Guetta, Guns N’ Roses, Red Hot Chili Peppers, Roger Waters, Santana, Shakira, Paulo Gonzo e Xutos & Pontapés Rock N’ Roll Big Band entre outros.

Artistas Brasileiros: Charlie Brown Jr., Gilberto Gil, Ivete Sangalo e Sepultura, Marcelo D2, Pitty, Skank entre outros.

Outros Artistas: Gaiteiros de Lisboa, João Pedro Pais, Luís Represas, Mariza, Moonspell, Nuno Norte, Pedro Abrunhosa, Rui Veloso, Terrakota, Xutos & Pontapés.

Abaixo algumas imagens do Rock in Rio em Madri e Lisboa:

Ver tm tamanho real Ver tm tamanho real Ver tm tamanho real









Curiosidades e Estatísticas




Um evento do porte do Rock in Rio é repleto de histórias diversas, confira algumas curiosidades sobre o Rock in Rio:

  • Nostradamus x Bola - Circulavam boatos na época de que uma profecia de Nostradamus diria que um festival na América do Sul acabaria em tragédia. Para combater os rumores, a organização contratou um astrólogo, chamado Bola, para fazer o mapa astral do Rock in Rio. Ele disse que seria um festival tranquilo e acertou em cheio os resultados, até nos pontos baixos (falta de lucro e mau tempo).
  • Era uma vez um pântano - A Cidade do Rock, arrendada em um campo ao lado do Autódromo de Jacarepaguá, levou três meses só para ter a base pronta. Em novembro de 1984, o pântano de 85 mil metros quadrados havia se transformado em uma área urbanizada com ruas, saneamento, área de lazer e heliporto. Foram necessários 55 mil caminhões de terra para adubar o aterro.
  • Apostando tudo - Os potenciais patrocinadores do festival avisaram que só entrariam com o dinheiro depois que 50% das atrações internacionais estivessem confirmadas. Sem dinheiro para começar os trabalhos, Roberto Medina teve que dar o prédio de sete andares da agência Artplan como garantia para um empréstimo bancário.
  • 'Paitrocínio' - O festival quase não aconteceu por falta de atrações. Apesar da experiência da Artplan, que já realizara shows de artistas como Barry White, Julio Iglesias e a apresentação lotada de Frank Sinatra no Maracanã com 160 mil pessoas, Roberto Medina passou 40 dias em Nova York correndo atrás de artistas, sem sucesso. Só depois da intervenção de seu pai Abraham Medina, preocupado com o sucesso da operação, é que as coisas começaram a andar – ele publicou matérias pagas em jornais estrangeiros e organizou um cocktail em Los Angeles, e então os contratos começaram a ser fechados.
  • Jeitinho brasileiro - Para dar agilidade na troca de artistas do festival, que tinha apenas um palco, o cenógrafo Mário Monteiro criou uma estrutura móvel com três “palcos” distintos, correndo sobre trilhos – enquanto uma banda tocava, o equipamento da outra era preparado no tablado lateral.
  • Saúde é o que interessa - Sem bebidas alcoólicas no camarim, os metaleiros do Whitesnake tinham direito a personal trianer e aquecimento com ginástica antes do show, correndo pela área de camarins. Completavam o time um nutricionista e um massagista.
  • New wave - A baixista Tina Weymouth e o baterista Chris Frantz, casal que na época integrava o Talking Heads, tocaram como convidados especiais dos colegas da new wave norte-americana B-52s.
  • Fazendo média - Matthias Jabs, guitarrista do Scorpions, tocou com uma guitarra com o corpo com o formato da América do Sul, inspirado no logo do festival. Para não fazer feio em cima do palco, a banda ainda contava com um coreógrafo, e cada pulo e giro de microfone era ensaiado.
  • Sinos do inferno - O sino que o AC/DC tocava no início de “Hell’s bells” pesava 1.500 quilos, e teve que ser trazido de navio. Mas, na hora de subir no palco, não deu: a estrutura não aguentaria o peso. A solução foi uma réplica de gesso do sino, e a badalada foi disparada eletronicamente.
  • Proibido comer morcegos - Com medo de que Ozzy Osbourne cometesse alguma loucura como comer morcegos no palco, a organização o proibiu contratualmente de abocanhar qualquer animal vivo durante o show. Para garantir que a cláusula fosse cumprida, membros da sociedade protetora dos animais fiscalizaram o show.
  • Megadeti: O grupo americano de Thrash Metal tinha acabado de lançar o seu quarto disco, Rust In Peace, e apresentou um cover de "Anarchy In The UK" dos Sex Pistols. Na transmissão da TV Globo, o jornalista Pedro Bial (que na época era correspondente internacional da emissora) chamou a banda de "Megadeti", ao inves de Megadeth.
  • Gospel: Foi a única banda gospel a tocar no Rock in Rio de 2001, apresentando-se na Tenda Brasil, onde se apresentavam artistas brasileiros de todos os estilos.
  • O hino do festival é de autoria do compositor Nelson Wellington e do maestro Eduardo Souto Neto e foi gravado originalmente pelo grupo Roupa Nova





2011 e o Retorno ao Brasil




Após um hiato de 10 anos o Rock in Rio volta ao país de origem. Dividido em sete dias, o Rock in Rio pretende agradar a todos os gostos. Na sexta-feira (23 de setembro), as principais atrações são Katy Perry, Rihanna e Elton John, que devem protagonizar apresentações dançantes.

No sábado (24/09) é a vez de pop-rock, com apresentações de Capital Inicial, Snow Patrol e Red Hot Chili Peppers, banda californiana que acaba de lançar seu novo disco, "I'm With You". Já o domingo (25/09) será tomado pelo heavy metal, com shows de Motorhead, Slipknot e Metallica.

Depois de três dias de descanso, o Rock in Rio retorna na quinta-feira (29/09), com Ke$ha, Jamiroquai e o veterano da black music americana Stevie Wonder.

Na sexta-feira (30/09) o pop e o rock se misturam com apresentações de Lenny Kravitz e Shakira. O clima se mantém no sábado (01/10), com o palco principal tomado por bandas como Maná, Maroon 5 e Coldplay.

Já o encerramento do Rock in Rio fica por conta do Guns N' Roses, que encerra os shows de domingo (02/10) depois de Evanescence e System of a Down.

O Rock in Rio soma nove edições, sendo três no Brasil (1985, 1991 e 2001), quatro em Portugal (2004, 2006, 2008 e 2010) e duas na Espanha (2008 e 2010).

Conheça a Cidade do Rock 2011 num Tour Virtual


O festival ocupará uma área de 150 mil m2, na Barra da Tijuca, com uma lagoa natural na paisagem e inúmeras atrações. Dentro da nova Cidade do Rock, uma infraestrutura completa vai oferecer conforto, segurança e muita diversão. Visitando a Cidade do Rock nesse tour virtual, você visualiza os principais locais do festival:

Palco Mundo
A emoção dos grandes concertos com bandas mundialmente consagradas.
Tenda Eletrônica
O som de DJ´s nacionais e internacionais entre os melhores do mundo na tenda mais agitada do festival.
Palco Sunset
Um palco onde artistas brasileiros convidam outros artistas nacionais e internacionais e juntos criam Jam sessions, buscando ao pôr do sol encontros inéditos e inesquecíveis.
Rock Street
Uma rua cenográfica, inspirada em Nova Orleans (EUA), onde bandas de street jazz se apresentam em meio a bares e restaurantes.
Tirolesa
A emoção de voar sobre a plateia, bem em frente ao Palco Mundo.
Roda Gigante
Com 28 metros de altura, a roda gigante da Cidade do Rock oferece uma vista panorâmica de toda a região.
Free Fall
Sobe e desce com muita adrenalina, um brinquedo feito para despertar fortes emoções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário