sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Procon cria site para queixas sobre compras

Quinta-feira, 21 de outubro de 2010
SÃO PAULO - O Procon-SP anuncia hoje um canal de atendimento online exclusivo para consumidores que tiveram problemas com compras feitas pela web.

A partir de amanhã, o consumidor do estado de São Paulo que tiver queixas relacionadas a compras pela internet não precisa mais ir pessoalmente aos postos de atendimento do órgão. Basta fazer a sua reclamação por meio do novo serviço, disponível já a partir de amanhã em http://www.procon.sp.gov.br/.

Segundo o Procon paulista, a ideia é expandir a ferramenta para não apenas operações pela na web, mas também para demandas que envolvam qualquer meio de consumo.

Basicamente, o serviço se inicia com a reclamação do usuário. Um técnico do Procon, então, faz a análise da queixa e encaminha uma mensagem ao reclamante esclarecendo quais os direitos dele, consumidor, e informando sobre eventual necessidade de envio de documentos e outros dados.

A empresa motivo da reclamação é informada da demanda registrada por seus consumidores por meio de Carta de Informação Preliminar (CIP), enviada eletronicamente.

Caso não haja solução, o órgão instaurará um processo administrativo e a reclamação seguirá os trâmites tradicionais: audiência conciliatória entre as partes

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